Seja relevante ou seja nada

A palavra da moda na blogosfera brasileira é relevância. Tudo por causa de uma tal de @twittess ou Tessália Seriguela Serighelli – publicitária que da noite para o dia conseguiu mais de 40.000 seguidores na rede social/plataforma de microblogging Twitter.

Após a façanha, conseguida com a ajuda de um script (um programa que logado à conta da moçoila adicionava automaticamente pessoas ao perfil da twittes através da plataforma, o que geralmente leva a pessoa adicionada a retribuir o favor, aumentando artificialmente o número de seguidores do usuário), Tessália passou a denominar-se “especialista em redes sociais” e a cobrar, segundo seu media kit, R$ 500,00 por post no Twitter (140 caracteres, no máximo).

Isso atraiu a ira de blogueiros sérios e profissionais blogosfera brasileira a fora a ponto da coisa descambar pro xingamento e ataques pessoais…. tudo em nome da dita relevância ( que no meu Houaiss [jabá free] tem o verbete definido como “1 que tem relevo, que tem importância 2 que se salienta, que sobressai 3 de grande valor ou interesee 4 o essencial, o indispensável”) . O que quer se dizer com estes ataques é a posição generalizada que, enquanto um Cardoso da vida levou anos gerando conteúdo e construindo uma reputação para poder cobrar o mesmo por um post patrocinado (no blog, com imagens e um texto mais elaborado) a Twittess vai lá e em uma noite,  com o uso de uma ferramenta – desonesta – se acha no direito de cobrar o mesmo – a desconfiança dos blogueiros profissionais é que qualquer conteúdo veiculado pelo perfil da Twittess não geraria efeito para o patrocinador, já que o perfil tem uma audiência artificial, que não estaria interessada no que a moça realmente pensa/diz e/ou posta no microblog. A coisa piorou quando a moçoila foi chamada para a décima edição do programa Big Brother Brasil foi como dar um soco no estômago  de certos blogueiros.

Ora veja bem, essa mesma galera vive a bradar aos quatro cantos a mesma falta de conteúdo do programa global, por que a rainha da futilidade na internet incomoda tanto ao ser chamada para um dos programas mais rasos da televisão? Cara, essa briga toda parece, na linguagem do twitter  puro #mimimi. Quanto ao significado de relevância posto acima, bem pelo menos o segundo foi atingido pela Tessália, não digo que seja dinheiro jogado fora investir em um post pago no twitter da moça, depende é claro do seu produto e do público alvo. Será que a Capricho ou a Melissa anunciariam no blog/twitter do Cardoso?

Bonitinha mas... irrelevante

P.S.: Devido aos tais scripts, o número de seguidores não é indicador confiável no Twitter, mas talvez a relação entre o número anterior e quantidade de listas onde você está inserido seja um bom substituto, neste caso vejamos os dois protagonistas da ‘Rinha da Relevância’ : Twittes: 45.455 seguidores, participa de 958 listas; Cardoso 18.411 seguidores, participa de 1.110 listas.

Anúncios
Comments
8 Responses to “Seja relevante ou seja nada”
  1. ElcioFernando disse:

    Olá, mto bom texto.
    A relevância é o conteúdo. Sempre foi assim e vai continuar sendo e, infelizmente, as pessoas não se dão conta.
    Abçs.

  2. Angela disse:

    Oi!

    você escreve muito bem! =)

    beijo

  3. Nelson Junior disse:

    Nossa, não sabia dessa do script. De que adianta ter milhares de seguidores, se poucos estão interessados no seu conteúdo, me parece muito inútil apenas “ter seguidores”.

    abraços

  4. rodrigo disse:

    Isso mostra como a blogsofera tem poder, especialmente comercial: Indiferente se tem ou não conteúdo.

  5. Rafael Gomes disse:

    Cara, discutir alguma coisa na internet me deixa triste.
    Sou adepto da frase “get a life”.

    • Noah disse:

      Totalmente de acordo, Rafael, mas esse é um blog que fala de marketing, publicidade e novas possibilidades de comunicação, então, para o blog é uma discussão válida.

  6. Nelson Junior disse:

    Como assim, “Get a Life”? já faz algumas décadas que o conceito, “internet mundo paralelo” (Skynet!) já morreu.

    abraços Noah!

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] O seu dia mais activo do ano foi 27 de janeiro com 154 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Seja relevante ou seja nada. […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: