Cala Boca Galvão, Twitter, Sai de Baixo e os macacos em seus devidos galhos

Povo Social…

Brasileiro é um povo conhecido por ser quente, alegre, espontâneo, talvez por isso mesmo tão adepto das redes sociais. Segundo o perfil dos brasileiros nas redes sociais, elaborado pela Agência Clic e publicado em 29/01/2010, somos 70 milhões  de pessoas conectadas à internet das quais 79% fazem parte de redes sociais. Entre estas redes encontra-se o Twitter que segundo a pesquisa citada cresceu 1.382% só no ano de 2008 (na época São Paulo era a 4ª cidade do mundo que mais utilizava o twitter, hoje, segundo a sysomos, São Paulo é a 3ª cidade e o Brasil o 2º país do mundo em usuários com 8,79% do total – Bem a traz do  1º colocado, os EUA, com 50,88% do total. Salta aos olhos a comparação com os dados de junho de 2009 em que os percentuais dos dois países eram 2,00% e 62,14%, respectivamente.)

E Cordial?

Por outro lado os brasileiros tem um má fama terrível nas comunidades OnLine, seja como trapaceiros em jogos OnLine, seja como “praga” em redes sociais (o orkut é um belo exemplo, antigamente eram comuns reclamações por parte dos estrangeiros contra os brasileiros que desrespeitavam todas as regras da netiqueta e insistiam em falar português em comunidades de lingual inglesa entre outras atitudes de alta trollagem. Até hoje me pergunto qual a parcela de culpa dos Brasileiros no fracasso do ORKUT.

O Twitter e a corrida pelos Trending Topics.

O Twitter é uma rede social um pouquinho diferente de um orkut ou facebook, lá o conteúdo é (ou deveria ser) mais importante que a coleção de amiguinhos. Isto nos traz à ferramenta dos trending topics, os assuntos mais twittados em determinada àrea geografica que nos deu o destaque para o termo “Cala Boca Galvão” no Trending Topics mundial na última semana, causando comoção e catarse na twittosfera, blogosfera e passando para a realsfera sendo motivo de matéria nos jornais NYTimes e El Pais, após uma ligeira trollagem malemolente tipicamente brasileira.

O caso é que, sendo o segundo país do mundo em usuários, não é muito dificil emplacar um TT mundial, certo? Tanto que neste momento o termo é TT mundial, brasileiro, mas não americano (nem no punhado de outros países que consultei), natural que gringaiada veja e pergunte o que significa o termo, as respostas, de música da Lady Gaga, aos pobres papagaios galvão, foram muito bacanas e bem produzidas, mas não atingiram tantos desavisados assim. Não aplicamos uma “pegadinha do mallandro” no mundo não.

E sobre o Galvão?

Beleza, mas esse movimento todo ameaça o chatonildo apresentador/narrador, certo? Será que é o Galvão “Gente” que precisará ser salvo? Creio que não.

Essa expressão já é velha, vejo ela aparecendo a anos (e olha que não acompanho futebol). Acho que a primeira vez que a vi foi em uma coluna do Macaco Simão (http://twitter.com/JOSESIMAOBAND)  na folh, acho que até hoje o Simão chama o Galvão de MAGDO BUENO, devido às perolas que costumam rolar nas narrações (que a rosana [www.twitter.com/rosana] resolveu chamar de #Galvanadas no twitter). Lembra da Magda da série “Sai de Baixo”? Lembra qual era o bordão quando ela soltava suas burrices? “CALA BOCA MAGDA”.

O verdadeiro “Cala boca Galvão” seria aquele vindo do controle remoto, migrando para outro canal, este do twitter é mais uma reação de aplauso ao que hoje virou uma ferramenta do entretainer. Uma saudação ao Palhaço que nos apresenta o circo da copa.

Anúncios
Comments
One Response to “Cala Boca Galvão, Twitter, Sai de Baixo e os macacos em seus devidos galhos”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] culpados pelo orkut não ter “pegado” lá fora… (comento um pouco sobre isso aqui), mas é verdade que perde usuários e prestígio […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: