Claudia Leitte, Marketing e os Cuzionas

Claudia Leitte tem uma importante lição de marketing a aprender com os patobranquenses para quem fez um show algumas semanas atrás na feira agropecuaria “Expopato”. Discutiremos na continuação do post:

Nossas cantoras de Axé não vendem música e sim seus shows, pedaços de alegria daquela terra onde a festa nunca termina, a Bahia. Não julgo aqui a música e sim o negócio (aliás alguém ainda faz música enquanto negócio?). Fato é que quando estas cantoras e bandas entram em pauta nas rodas de entusiastas é sempre a energia e performance que entram em discussão, a musica só se for qual a melhor pra pular, pra beijar… a apreciação estética da música em si nunca importa.

O público destas cantoras quer o show, superproduções apinhadas de outros fãs/foliões (por que também é disso que se trata a imagem das nossas popstars, um carnaval non-stop) que oferecem alguns minutos de diversão embaladas em luzes, ritmos, suor, saliva, refrões/mantras (quanto mais monossilábico melhor). O verdadeiro produto vendido é esta catarse. E ela não foi entregue no show de Pato Branco.

Tudo começou com um problema técnico no painel de LED – um equipamento impressionante (levando em conta o tamanho da feira) que sem dúvidas contribui para a grandiosidade do espetáculo que levou a duas horas de espera por parte do público que começou a vaiar (com razão) e chamar pela maior rival da cantora (aí é maldade mesmo). A moça então comete um segundo erro, vai ao palco e ao invés de um pedido simples de desculpas (que sua equipe já deveria ter feito em momento anterior) desabafa, diz que com as vaias estava se sentindo um lixo, conta detalhes desnecessários da sua vida pessoal, mas que ia fazer o show da maneira que desse (ou seja, dependendo dela o público iria esperar mais ainda pelo show…).

Agora, algumas semanas depois do acontecido, a cantora vem dando declarações e mais declarações sobre o fato, depois que o vídeo do “desabafo” foi para o YouTube e a noticia das vaias chegou à imprensa nacional (sites de fofoca).

A impressão que fica é que a cantora tem uma noção errada do produto que vende. A espera alongada por problemas em um equipamento não essencial para o show, a percepção de que o público tenha que esperar o tempo que for para poder ver a imagem da cantora em uma tela hi-tech de algumas centenas de polegadas, o desabafo sentimental buscando angariar empatia do público denotam que Claudia Leitte sofre de um velho mal dos artistas em geral – a síndrome do ídolo. O Ego inflado é extremamente prejudicial aos negócios do meio artístico, faz o artista pensar que é a si mesmo, e não a expressão de sua arte que o público quer consumir. Claudia Leitte ainda tem alguma estrada pela frente até chegar a esse estágio, até lá deve discutir com sua equipe uma alternativa no caso de falha dos equipamentos (Será que Pato Branco foi o único local onde isto aconteceu? A moça não está acostumada a tocar em lugares tão pequenos?) – isso se ela entendeu o recado patobranquense, certo?

Um talento local produziu uma música em homenagem ao acontecimento, que reproduzo abaixo:

Anúncios
Comments
9 Responses to “Claudia Leitte, Marketing e os Cuzionas”
  1. romes disse:

    quem é claudia leite?????

  2. post SUPER pertinente e condizente com as minhas análises. além de atrasar sem motivo aparente, pq ficar anunciando “CLAUDIA LEITE EM 5 MINUTOS” não me parece nada explicativo, a cantora não teve a boa vontade de pegar (sim, ELA MESMA) o microfone e anunciar que já estava no camarim.

    acredito que com essa simples atitude teria conquistado o carinho do público que, automaticamente, perceberia que a banda estava preocupada com a galera que já esperava duas ou mais horas.

    concordo contigo, ainda, quando se refere aos comentários desnecessários de sua vida pessoal.
    como se ela fosse a única a deixar o filho em casa para trabalhar, né?! tá… pra ganhar 400mil reais (segundo um membro da comissão organizadora) ela deve ser uma das únicas mesmo.

    o fato das pessoas terem gritado o nome da ivete (julgo que não pecisava disso, confesso) era só mais uma tentativa de dizer: PELO AMOR DE DEUS, VOCÊS ACHAM QUE SOMOS BESTAS? é tão triste pensar que as pessoas vêm de tão longe achando que somos idotas, sabe?!

    espero que esse tipo de episódio, lamentável, não aconteça mais.
    tenho uma leve sensação que a ivete não vai atrasar no show do dia 10 hehe

    atrasar é humano, não comunicar que chegou é burrice.

    parabéns pelo texto, noah!
    abraços

  3. Definitivamente Claudia se leva muito a sério. Não tempo e tampouco paciência para gastar vela com defunto ruim.

    Coerente e pertinente, sua abordagem.

  4. Kauana disse:

    Imprensa nacional (sites de fofoca) HAHAHAHHA é a decadência do Brasil…

  5. Tayro disse:

    Belo texto!

    Achei a reação do publico incrivelmente ironicamente divertida

    Diria que, ao chamar o nome da Ivetona tiraram a “mãozinha do chão”

    abrço

  6. Ana Clara disse:

    Eu te amo Claudinha!!!

  7. andre martins disse:

    na minha concepçao e no livre arbitrio de achar o que devo, acho que cl é inocente tanto quanto a galera que ficou esperando por nao sei quantas horas o show começar,e por ela ser tao pura de coraçao a galera aproveitou para ofende-la e fazer comparaçoes ridiculas que so pessoas bizarras e atrasadas no tempo podem fazer,toda culpa e da comiçao organizadora,cl so faz a parte dela que é subir no palco e levar todo seu carinho para as pessoas,errar é humano atrasar principalmente….
    levanta a mao quem nunca atrasou para uma ocasiao especial…POR FAVOR GALERA AMADUREÇAM!!!

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Claudia Leitte, Marketing e os Cuzionas dezembro, 2010 7 comentários 4 […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: