Os números de 2010 – Comunicação & Literatura

O WordPress.com e seus duendes amestrados mandou-me um e-mail com meus números e uma pequena análise do blog em 2010, uma boa oportunidade de acrescentar minhas próprias reflexões sobre o que ganhei com o hábito de blogar. Vários dos meus amigos/frequentadores também mantém seus próprios blogs, creio que minha auto-análise também pode ajudá-los a ajudar seus próprios processos (comentem com links para suas auto-análises!).

Vamos ao ponto então (meu comentário sobre a análise do WordPress está no final do post):

Healthy blog!

O Blog-Health-o-Meter™ indica: Este blog está em brasa!.

Números apetitosos

Imagem de destaque

Um Boeing 747-400 transporta 416 passageiros. Este blog foi visitado cerca de 1,800 vezes em 2010. Ou seja, cerca de 4 747s cheios.

Em 2010, escreveu 27 novos artigos, nada mau para o primeiro ano! Fez upload de 12 imagens, ocupando um total de 1mb. Isso equivale a cerca de uma imagem por mês.

O seu dia mais activo do ano foi 27 de janeiro com 154 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Seja relevante ou seja nada.

De onde vieram?

Os sites que mais tráfego lhe enviaram em 2010 foram orkut.com.br, twitter.com, blog.antonioxerxenesky.com, facebook.com e patobranco.net

Alguns visitantes vieram dos motores de busca, sobretudo por uma noite em curitiba, blog do noah, noah mera, pato branco rock e tendencias

Atracções em 2010

Estes são os artigos e páginas mais visitados em 2010.

1

Seja relevante ou seja nada janeiro, 2010
7 comentários

2

Uma (Quase) Epopéia do Cinema Independente Ou Quando Patobranquenses inventam de fazer cinema agosto, 2010
5 comentários

3

Claudia Leitte, Marketing e os Cuzionas dezembro, 2010
7 comentários

4

Radio Patópolis: O Rock e Pato Branco fevereiro, 2010
4 comentários

5

Decepções: Micro-coletânea de Microcontos. agosto, 2010
1 comentário e 1 “Like” no WordPress.com,

Bem, segundo o próprio WordPress meu blog “está em brasa” muito embora eu tivesse uma meta de 2.000 views considero 1.800 um bom número para um blog pessoal com atualizações irregulares (no mês de dezembro mesmo postei muito menos do que gostaria – tenho dois posts praticamente prontos que não saem por um ou outro motivo – e pela média de visitações estes dois posts cumpririam minha meta). Outros dois sites em que participo o mais1livro e o mundonerd.org tem, claro, visitações muito mais expressivas (não vou nem citar o TechTudo, que foi uma das minhas conquistas do ano, porque tem a toda poderosa Globo.com por trás eheh).

O dia de maior visitação, 27/01 trata-se do dia em que o Cardoso replicou meu twit sobre o artigo “Seja relevante ou seja nada” que falava sobre a relevância no Twitter, esse RT gerou tráfego pelo resto da semana para o blog e foi um belo motivador para um projeto em inicio (além de apontar um direcionamento que depois de um tempo me afastei devido ao envolvimento em alguns projetos de literatura -mas falo disso depois).

Fontes de tráfego:

Sem surpresas com o orkut liderando, twitter vem devido aos links do já citado Cardoso e da rede social de leitores SKOOB que recomendou meu post DECEPÇÕES aos seguidores. O Facebook está ganhando espaço mas até agora não é muito digno de nota.

O site Patobranco.net me manda tráfego sempre devido ao podcast “Radiopatópolis: o Rock e Pato Branco” que está hospedado por lá – fui o “ancora” do podcast e toda a equipe pode afirmar com certeza que o programa foi um sucesso absoluto (está na hora de gravarmos mais!).

Grata surpresa é o constante tráfego que o blog do autor Antonio Xerxenesky têm me mandado – o autor esteve aqui por Pato Branco no evento autores e idéias e uma conversa nossa via twitter gerou uma discussão interessante no seu blog .

Busca:

Mais surpresas na busca, liderando o ranking está o título de um livro quase obscuro do autor Cristovão Tezza “Uma Noite em Curitiba” sobre o qual escrevi uma resenha, pato branco rock (e outras derivadas) também aparece bastante e frequentemente nas buscas que chegam até o blog – isso mostra que Pato Branco não é nem tão sertaneja nem tão pagodeira quanto achamos (mas por que será que eventos de rock estão sempre vazios por aqui?).

Tendências e resumo dos anos 00 também sempre apontam para um postzinho descuidado deste blog composto apenas de uma imagem sem um comentáriozinho sequer (são dois os posts desse naipe no blog, coisa que não vai se repetir – inclusive vou gerar conteúdo para estes dois posts esquecidos).

Os posts destaques revelam que o forte do blog é mesmo a comunicação que irá aparecer cada vez mais aqui pelo Blog do Noah (mudei o nome devido ao conteúdo altamente literário que estava sendo gerado há pouco tempo, mas agora tenho dúvidas sobre a permanência deste nome, gostaria da sugestão dos frequentadores.

Conclusão:

No geral o resultado foi bastante positivo neste primeiro ano e apontam perspectivas interessantes. Para o ano que chegou pretendo intensificar o conteúdo de comunicação sem esquecer a literatura (que também gera tráfego interessante) e continuar apostando nas midias sociais (nas quais meu crescimento é parecido com o crescimento do blog). Também começo a pensar em um dominio próprio com um design mais caprichado e a possibilidade de ferramentas de monetização para um futuro não muito distante.

E o seu blog? Como você tem cuidado/pensado nele?

Deixe um comentário

