Feliz Aniversário, Jack Kirby!

“I was thinking how the world should have cried/On the day Jack Kirby died.”

Monster Magnet – Melt

 

Os quadrinhos, até recentemente vistos como subliteratura infanto-juvenil, historicamente sempre tiveram suas contribuições para a cultura pop subvalorizadas, é recente o fenômeno e a descoberta da  força dos quadrinhos enquanto forma inteiramente válida de arte e meio eficiente de expressão. E  hoje é o aniversário de, talvez, o maior criador das histórias em quadrinhos: Jack Kirby (1917-1994). Se você estava no planeta terra de 1935 prá cá  é muito possível que já tenha no mínimo trombado com alguma criação do Sr Kirby que mesmo atuando no inicio da indústria e  nos quadrinhos de super-heróis tem uma arte única em estilo e qualidade.

O artista é co-criador dos principais heróis da editora Marvel (de Capitão América, com Joe Simon até a parceria com Stan Lee que rendeu a criação de “O Quarteto Fantástico”, “Hulk“, “X-Men“, “Homem de Ferro”, “Thor” entre muitos outros) ainda que o crédito maior seja atribuído a Stan Lee é conhecido o processo Marvel de criação onde Lee fornecia um roteiro aberto onde o artista tinha bastante liberdade de criação não apenas no desenho como também nos argumentos  (Kirby teria criado sozinho o surfista prateado, por exemplo).

Recentemente a familia do desenhista perdeu uma ação onde reclamava direitos autorais e lucros sobre as criações de Kirby. O direito aos créditos de co-autoria porém, foram garantidos. A decisão porém motivou um pedido de boicote dos fãs pelo quadrinista e historiador Steven Bissete aos títulos em que Kirby possuiu coautoria como maneira de forçar a Marvel a reconhecer a divida que tem com Kirby (uma dívida que vai além da jurídica, o reconhecimento seria uma questão moral).

Acho que a Marvel deve isso a família de Kirby, e vocês?

Anúncios
Comments
2 Responses to “Feliz Aniversário, Jack Kirby!”
  1. Adolfo Caetano Netto disse:

    Sejamos sinceros. O talento era de Kirby, não da família, principalmente quando que deve estar reclamando direitos devem ser filhos gananciosos e loucos por um caça-níqueis bem rentável!
    Acho ridículo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: